logo
  • Curso de Inclusão - Módulo III
    Sede do SINEPE/RS (Av. Praia de Belas, 1212 – 12º andar – Porto Alegre)
    16/08/2018 - 16/08/2018
    8h30min às 17h
Curso começa em:
: :
dias horas minutos

PÚBLICO-ALVO

Diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais da Educação Básica.


OBJETIVO

Aprimorar o conhecimento e qualificar a atuação dos profissionais que atuam na gestão pedagógica, e na sala de recursos multifuncionais das escolas de educação básica em relação as pessoas com deficiência.


EIXOS DO CURSO

- Aluno da Inclusão: ênfase para a educação especial à luz de diferentes abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento

- Gestão Pedagógica: ênfase para o projeto pedagógico e o regimento escolar que norteiam o planejamento docente, a organização e o funcionamento da escola para a prática inclusiva

- Direito Educacional: ênfase para as normativas educacionais e os seus desdobramentos na gestão administrativo-pedagógica das escolas

- Habilidades Socioemocionais: ênfase para o aprender a ser e a conviver na comunidade de aprendizagem


PROGRAMAÇÃO

8h30min - A inclusão educacional do aluno com altas habilidades/superdotação

Ministrante: Soraia Freitas

Os desafios na educação escolar desses alunos, e os tipos de inteligências que os mesmos podem apresentar. Mitos sobre a superdotação. A identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação na escola e como se processa o atendimento aos alunos identificados. Etapas do Processo de identificação, instrumentos que podemos utilizar para coletar informações sobre os alunos, o Parecer Pedagógico, as Práticas Educacionais, a Aceleração de Estudos. O Modelo dos Três Anéis, o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Tipos de superdotação e o enriquecimento intra e extracurricular.


10h - Coffee Break


10h20min - Continuação: A inclusão educacional do aluno com altas habilidades/superdotação


12h - Almoço


13h30min - Contribuições da psicopedagogia para o trabalho do professor da sala de recursos multifuncionais

Ministrante: Raquel Sulzbach

Apresentação de formas de avaliação, atendimento e formulação de pareceres contemplando os conhecimentos pertinentes ao processo de construção de conhecimento dos alunos atendidos nas salas de AEE.


15h - Coffee Break


15h20min às 17h - Continuação - Contribuições da psicopedagogia para o trabalho do professor da sala de recursos multifuncionais


MINISTRANTES

Soraia Freitas

Especialista em Psicomotricidade, doutora em Educação (UFSM/UNICAMP), professora aposentada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.


Raquel Sulzbach

Psicopedagoga, educadora especial e especialista em Supervisão de Educação Especial UFRGS. Mestre em Educação Especial UFRGS e membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat POA.


VAGAS

70


INVESTIMENTO

Associados em dia: R$ 220,00


  • {{ det.Descricao }}
    Inscreva abaixo os participantes deste módulo:
    CPF* NOME* E-MAIL* TELEFONE* CARGO*
    PARTICIPANTES:
    {{ json.cpf }} {{ json.nome }} {{ json.email }} {{ json.telefone }} {{ json.cargoDescri }}

Compartilhe: